A cidade turística de Pirenópolis vai ganhar uma nova subestação de energia com o dobro de potência da atual. O lançamento da obra será nesta quinta-feira (4). A subestação Corumbá também será ampliada.
A nova Subestação Pirenópolis receberá um novo transformador de 25MVA de potência, além de outro de 9MVA que será mantido. De acordo com o responsável de Alta Tensão da Equatorial Goiás, Reginaldo Santos, a unidade vai deixar de operar em 34,5kV para trabalhar em 138kV, o que significa mais robustez para o sistema elétrico.
“Esse aumento do nível de tensão da transformação vai dar mais confiabilidade no sistema. Estamos focados em investir fortemente em novas estruturas e em reconstruir os ativos em toda a área de concessão”, disse.
A mudança do nível de tensão da Subestação Pirenópolis para 138kV também prevê a energização da linha de distribuição de alta tensão (LDAT) Corumbá-Pirenópolis na mesma tensão. Além disso, de acordo com a concessionária, será construído um novo vão de alimentação na Subestação Corumbá, para possibilitar a saída da linha com a nova tensão. Até então essa linha estava energizada em 34,5kV.
Segundo a Equatorial Goiás, a nova Subestação será construída no modelo compacto, que utiliza equipamentos multifuncionais de alta tecnologia, permitindo a construção em espaços menores, se comparado, aos das unidades convencionais.
A distribuidora de energia explica que todos os equipamentos são telecontrolados, ou seja, comandados à distância, e devido à tecnologia instalada, toda a operação deste complexo é realizada de forma digital, pelo Centro de Operações Integrado, que fica na sede da empresa, em Goiânia.