Antes de falarmos sobre as influências planetárias no mês de agosto, é preciso entender a importância da Astrologia como estudo milenar, como esses aspectos energéticos influenciam nossas vidas e que olhar para elas é como olhar para uma bússola. Uma influência planetária complicada não é um determinante de que tudo dará errado, e sim um alerta do que precisamos nos precaver. Assim como uma influência positiva nos mostra tão somente onde estão as oportunidades de desenvolvimento, ou seja, se nada fizermos não iremos ususfruir desses potenciais.
Os primeiros registros dos estudos da Astrologia Clássica surgiram a cerca de 3.000 A.C. na Babilônia analisando como os movimentos e posições dos corpos celestes podem influenciar eventos no planeta Terra, na sociedade humana e na vida privada. Diversos povos ao longo da história desenvolveram seus próprios métodos de leitura e análise dessas influências celestiais sobre a vida humana, gerando com isso várias correntes astrológicas que se mantém até a atualidade. A separação entre o estudo das posições dos corpos celestes, a Astronomia, e a análise das influências das forças geradas nesses movimentos, a Astrologia, só se deu no século XVIII, com a remoção oficial da Astrologia dos meios acadêmicos. O que nos permite compreender que a Astrologia, embora não mais seja considerada parte da ciência dos astros, nada tem de empírica ou intuitiva, sendo um estudo fundamentado que atravessou gerações e evoluiu por milênios.
E como saber sobre esses aspectos energéticos pode ajudar em nossas vidas, em nosso cotidiano? Embora os cálculos e análises de um mapeamento astrológico sejam complexos, a utilização de seus resultados é na verdade bem simples. Eu mencionei antes que é como usar uma bússola. Podemos comparar também com um mapa de navegação. Por exemplo, se você sabe que existe um potencial energético para favorecer negócios, é o momento ideal para aproveitar o fluxo. Já no caso de sabermos que existe um potencial para gerar percalços nas relações interpessoais, é momento de usar de sabedoria e estar mais atentos ao que se diz e ouve.
Vamos então conhecer alguns dos principais fluxos energéticos planetários que estarão vigentes no mês de agosto. Comecemos pelo Sol e a Lua.
O Sol, astro que representa nossa energia vital e como nos expressamos para o mundo, estará na Casa de Leão até o dia 22. A força do Sol em Leão faz fluir exuberância e magnetismo. É um período que favorece o impulso criativo, a estabilidade financeira e o protagonismo. Muito favorável para quem busca iniciar algo novo que deseja que se destaque. A partir do dia 22 o Sol passa para a Casa de Virgem, que favorece a busca metódica da perfeição, a força do trabalho ordenado, o poder analítico e a praticidade. Aplicando isso de forma prática, se você vai começar um novo negócio ou projeto que deseja que se destaque sobre outros, faça o lançamento com o Sol em Leão. Já se o mesmo requer um trabalho metódico para seu desenvolvimento, faça isso após o dia 22 de agosto.
A Lua representa o emocional, nossos afetos, nossas memórias, a forma como nos relacionamos. Cada uma de suas fases traz consigo uma energia potencial.
O mês de Agosto começa com a Lua Nova em Leão, dia 04, trazendo um impulsionamento para iniciar novos projetos que podem melhorar sua vida financeira. A força inovadora dessa fase é potencializada pelo magnetismo da Casa de Leão.
No dia 12, a Lua entra na fase Crescente, que impulsiona o desejo de implementar metas pessoais e colocar energia em movimento. A lua Crescente em Escorpião nos conecta com nossas emoções mais profundas, nos levando a questionamentos essenciais para nosso progresso. É o momento de rever nossas crenças limitantes e reavaliar velhos hábitos que nos aprisionam e impedem nosso crescimento.
A Lua Cheia representa o clímax do que foi iniciado na Lua Nova, É o momento em que a Lua recebe toda luminosidade do Sol. No dia 19, teremos a Lua Cheia na Casa de Aquário, intensificando nossas inspirações e nossos desejos por liberdade. A criatividade aflora, e o momento é propício para desenvolver novas ideias e definir novas metas.
A Lua Minguante é o momento propício para finalizações, para deixar ir o que não cabe em nossas vidas, resolvendo questões pendentes e finalizando projetos inacabados. No dia 26, a Lua Minguante ocorrerá na Casa de Gêmeos, que trata da sociabilidade, sugerindo que é melhor manter a prudência nos diálogos, e tentar acalmar a mente com meditação.
Os aspectos planetários também são de grande importância para analisarmos as influências energéticas em um período. As conjunções unem as forças dos planetas envolvidos, e tanto podem potencializar benefícios quanto desafios. Em agosto teremos duas importantes conjunções:
- Conjunção Júpiter-Marte, dia 14, nos estimulando a assumir e lutar por aquilo que acreditamos, por nossos ideais, por nossos projetos e sonhos. A garra de Marte se une ao poder expansivo de Júpiter, alavancando e potencializando a necessidade de materializar nossos desejos.
- Conjunção Sol-Mercúrio, dia 18, fortalecendo nossas relações interpessoais, o contato com amigos verdadeiros, a troca mútua e eficiente de apoio.
A quadratura ocorre quando dois planetas estão separados por 90° no Zodíaco. Ela possui um aspecto desafiador, pois simboliza um conflito entre esses dois pontos. Em agosto teremos as quadraturas abaixo:
- Quadratura Marte-Saturno, dia 16, indicando um choque entre a contração e a expansão da energia vital, o conflito entre a luta pelos nossos desejos e as limitações impostas por uma dura realidade. Podemos nos sentir mais cansados e ter que empreender maior esforço para realizar tarefas.
- Quadratura Mercúrio-Urano, dia 18, propiciando um certo exagero no modo como nos comunicamos, dificuldade de concentração e mudanças súbitas de ideia, pois a mente tende a ficar agitada e impulsiva. É bom revisar documentos e mensagens antes de enviar, e ser muito claro em reuniões e apresentações.
- Quadratura Vênus-Júpiter, dia 19, um momento de reflexão sobre como cada um oferece e recebe afeto, de avaliar suas parcerias, se está olhando as outras pessoas com distanciamento.
- Quadratura Sol-Urano, dia 19, cria uma agitação nos ambientes e uma forte sensação de impaciência. O exarcebado desejo de mudança e a forte tensão entre os planetas pode impulsionar comportamentos imprevisíveis.
- Quadratura Júpiter-Saturno, dia 19, representa o conflito entre a expansão e o crescimento vindos de Júpiter e a restrição e disciplina típicos de Saturno, que se manifesta em nossas vidas como um confronto entre o desejo de dar o próximo passo e a necessidade de estruturar e consolidar o que já foi realizado.
- Quadratura Vênus-Marte, dia 23, trazendo dificuldades na manutenção de relacionamentos românticos, rompimentos e fins de ciclos afetivos diversos.
Outro aspecto conflituoso é a oposição, que ocorre quando dois planetas estão em lados opostos do Zodíaco, separados entre si por 180°, criando uma energia conflituosa entre os temas dos astros envolvidos. Nesse mês temos duas oposições:
- Oposição Vênus-Saturno, dia 19, gerando um sentimento de insatisfação fundamentado no conflito entre prazer e dever. E isso não está restrito às relações de afeto e amor, embora afete elas também. Sentimos satisfação em tudo que fazemos? No trabalho? Nos estudos? É realmente necessário perpetuar uma dicotomia entre satisfação e obrigação? Usar esse momento para refletir e encontrar um ponto de equilíbrio nos trará maior maturidade, que nos permitirá vivenciar com mais alegria nossos compromissos e vice-versa.
- Oposição Vênus-Netuno, dia 28, inspirando a insegurança emocional, expectativas fora da realidade em assuntos relacionados ao amor e aos relacionamentos, falta de compreensão da necessidade emocional do outro e dificuldades de compreensão. É preciso ter ainda mais cuidado quanto o assunto for relacionado ao financeiro e profissional, pois essa fragilidade e suscetibilidade ao engano, favorece a se tornar vítima de golpes.
Temos ainda dois aspectos muito favoráveis: trígonos e sextil. O trígono é um dos mais significativos aspectos harmoniosos entre os planetas, que agem juntos em uma interação fluida, sendo dessa forma considerado o aspecto mais favorável e fácil de lidar. Já o sextil é considerado um pouco menos potente que o trígono, embora a relação de troca de energia entre os planetas também seja fluida. Em agosto teremos ainda dois trígonos e um sextil:
- Trígono Vênus-Urano, dia 27, traz descontração para os relacionamentos, estimulando um desejo por experiências inovadoras e pela quebra de rotina. O potencial criativo se revigora. Pode trazer novos amores que irão surpreender de forma positiva.
- Trígono Vênus-Plutão, dia 29, é o momento onde as relações afetuosas tomam nova dimensão, aprofundando os sentimentos em busca do que há de mais verdadeiro dentro de si. Os valores se transformam e as relações se fortalecem, visando a harmonia e a boa convivência.
- Sextil Mercúrio-Marte, dia 24, influencia principalmente a comunicação, que une a fluidez e eficácia típicas de Mercúrio, com a clareza incisiva e assertiva de Marte, potencializando uma forma direta e eficiente de transmitir o que se deseja comunicar. A mente se foca na ação de modo ágil, harmonioso e preciso.
Há ainda o tão temido e comentado Mercúrio retrógrado em Virgem, de 05 a 28 de agosto. Mercúrio na Astrologia está associado às comunicações, viagens, transmissão de informações e ao nosso raciocínio. Suas retrogradações geralmente trazem diversos tipos de complicações em suas área de atuação. Como estará retrógrado na Casa de Virgem é aconselhável cuidado redobrado com mal-entendidos e tudo aquilo que envolve rotina. É bom exercitar a paciência com pequenos imprevistos nos transportes, queda de sistemas tecnológicos e internet fora do ar, pane em aparelhos, necessidade de revisar processos e procedimentos de trabalho.
E não podemos deixar de considerar as retrogradações que já estavam em andamento: de Saturno, Plutão e Netuno. Saturno é o astro associado à disciplina, às responsabilidades, ao gerenciamento de tempo e às nossas limitações. Ele está retrógrado em Peixes desde junho e permanece até 15 de novembro. Tendemos a sentir nossas obrigações como um fardo demasiado pesado que limita nossa imaginação, nos tornando mais sensíveis para esse tema. Para atravessar esse é preciso focar no que é necessário fazer no presente visando o futuro, e deixando os questionamentos do passado de lado.
Plutão, o astro associado às transformações poderosas, ao conflito de extremos e reflexões profundas da alma, passará boa parte do ano em retrogradação. O movimento retrógrado de Plutão, em 2024, começou em 02 de maio na Casa de Aquário, e só retoma o movimento direto em 11 de outubro, na Casa de Capricórnio. Neste período, você pode vir a sentir que questões íntimas e de relacionamentos interpessoais ressurjam. É um momento de mudanças profundas e o autoconhecimento, assim como o suporte de terapias, podem ser de grande auxílio. No que concerne a sociedade e ao mundo, Plutão ressalta temas de tirania, corrupção e controle nos círculos de poder, e seu movimento retrógrado pode indicar algumas tendências conflituosas para nossa sociedade, intensificando tensões neste período.
Netuno estará retrógrado em Peixes entre 02 de julho e 07 de dezembro de 2024. Por ser um planeta associado à espiritualidade, à intuição, aos sonhos e à criatividade, a retrogradação de Netuno pode se manifestar de maneira mais interiorizada em algumas pessoas, levando a reflexões espirituais e emocionais significativas. Contudo, é preciso estar atento para saber diferenciar o que é ilusão do que é realidade, e com isso evitar mergulhar em comportamentos e crenças fanatizados em qualquer área de sua vida. Se inspire, porém com os pés firmes no chão, evitando se deixar em envolver por ideias e situações que parecem boas demais para serem verdadeiras. As ilusões distorcidas da retrogradação favorecem o surgimento de vários tipos de golpes. Fique sempre atento!
Podemos resumir que agosto será um mês de mudanças, algumas vulnerabilidades, alguns imprevistos, e também com possibilidades de novos relacionamentos, novos amores e fortalecimentos de vínculos de afeto!
E volto a dizer: olhamos os mapas astrológicos para aproveitarmos oportunidades e desviarmos dos percalços. Que seja um mês abençoado para todos nós!