Desde 2003, o Grupo Teatro Bastet se engaja na experimentação efetiva de estéticas que envolvem a máscara, o palhaço, o teatro físico, a mímica e a experimentação de novas linguagens. Agora, em 2022, dezoito anos depois do seu surgimento, uma destas experiências chega ao público, em formato de 39 vídeo performances, todas disponíveis com acesso gratuito e por tempo indeterminado no canal : www.youtube.com/atornomade.
Através desta estratégia de difusão contemporânea, que surge em resposta à pandemia e aos tempos digitais, nascem os universos expandidos dos espetáculos teatrais Katatonisch, Vamos a la Praia e A História é uma Istória, que compõem o repertório ativo do Grupo Bastet (GO). Segundo o ator, gestor cultural e diretor, Thiago Moura, espetáculos importantes não apenas para o repertório do Grupo Bastet, mas para o momento atual que vivemos. “As vídeo performances compõem as ações contempladas pelo Fundo de Arte e Cultura 2018, em comemoração ao aniversário de 18 anos da pandemia”.
Em formato de webséries de 15 episódios, Katatonischi nasceu a partir da expansão do universo do espetáculo de teatro físico e mímica contemporânea, numa confluência íntima e orgânica. Todos os episódios foram criados, produzidos e gravados durante a pandemia e são resultado de vários anos de pesquisa prévia.
Vamos a La Praia convida o público para uma ida a um paraíso imaginário, a um lugar interno de alegria e prazer, numa mistura de realidade e sonho que começa como uma brincadeira, e acaba por recriar o universo brincante da praia. A websérie em 12 episódios conta a história de dois palhaços, irmãos, que resolvem tornar um sonho realidade.
Já o espetáculo A História é uma Istória aborda a evolução do homem de forma crítica e reflexiva, derrubando mitos, questionando ídolos e ridicularizando “grandes” feitos da humanidade, contando-os pela ótica dos excluídos, explorados e derrotados. Cada uma das 12 vídeo performances é dotada de sarcasmo e acidez, mantendo um humor instigante e inteligente.
Bastet 18 anos
O Grupo Bastet se sobressai no esforço contínuo para projetar o que é produzido em Goiás, no região Centro-Oeste, para o resto do país. Investe na participação em Festivais e circulações por todas as regiões, criando em sua própria região também pontos de conexão que propiciam a vinda e intercâmbio de artistas.
A contribuição cultural e estética pode ser bem mensurada na identificação do Grupo Bastet como um ponto de interação e integração entre artistas independentes. Primeiro grupo goiano a conquistar o Prêmio Funarte Myriam Muniz (2008 e 2010) e primeiro do Centro Oeste a ganhar o Iberescena, é um dos principais responsáveis pelo Na Ponta do Nariz - Festival Internacional de Palhaçaria e Comicidade que em 2021/22 chegou à sua sétima edição.
FICHA TÉCNICA
Direção Artística: Thiago Mora Carneiro
Coordenador de Produção: Marcelo Carneiro (Arte Brasil Eventos)
Espetáculos: Grupo Bastet
Atores: Fernanda Pimenta e Thiago Moura
Design: Flávio del Lima e Roberta Otone
Edição de Vídeos, fotos e conteúdos para internet, mídias digitais: Roberta Otone ( impulsionadora)
Conteúdos adicionais de vídeo e mídias de internet: Lohanny Carvalho
Assessoria de Imprensa: Janaina Li. Karla Rady, Wanja Borges (OlhO Comunicação Estratégica)
Cursos: Thiago Moura e Marcelo Lujan
Mín. 7° Máx. 24°
Mín. 8° Máx. 26°
SolMín. 11° Máx. 27°
Sol