Sexta, 20 de Maio de 2022
(62) 9 84257527
Geral PALCO

Teatro Bastet disponibiliza três espetáculos do seu repertório grátis online

Ação compõem última etapa do projeto que comemora os 18 anos deste que um dos importantes nomes da cena artística goiana e nacional

10/05/2022 08h35
56
Por: Lorena Lázaro
Cena do espetáculo A História é uma istória - Clik de Layza Vasconcelos
Cena do espetáculo A História é uma istória - Clik de Layza Vasconcelos

Desde 2003, o Grupo Teatro Bastet se engaja na experimentação efetiva de estéticas que envolvem a máscara, o palhaço, o teatro físico, a mímica e a experimentação de novas linguagens. Agora, em 2022, dezoito anos depois do seu surgimento, uma destas experiências chega ao público, em formato de 39 vídeo performances, todas disponíveis com acesso gratuito e por tempo indeterminado no canal :  www.youtube.com/atornomade.

 

Através desta estratégia de difusão contemporânea, que surge em resposta à pandemia e aos tempos digitais, nascem os universos expandidos dos espetáculos teatrais KatatonischVamos a la Praia e A História é uma Istória, que compõem o repertório ativo do Grupo Bastet (GO). Segundo o ator, gestor cultural e diretor, Thiago Moura, espetáculos importantes não apenas para o repertório do Grupo Bastet, mas para o momento atual que vivemos. “As vídeo performances compõem as ações contempladas pelo Fundo de Arte e Cultura 2018, em comemoração ao aniversário de 18 anos da pandemia”.

 

Em formato de webséries de 15 episódios, Katatonischi nasceu a partir da expansão do universo do espetáculo de teatro físico e mímica contemporânea, numa confluência íntima e orgânica. Todos os episódios foram criados, produzidos e gravados durante a pandemia e são resultado de vários anos de pesquisa prévia.

 

Vamos a La Praia convida o público para uma ida a um paraíso imaginário, a um lugar interno de alegria e prazer, numa mistura de realidade e sonho que começa como uma brincadeira, e acaba por recriar o universo brincante da praia. A websérie em 12 episódios conta a história de dois palhaços, irmãos, que resolvem tornar um sonho realidade.

 

Já o espetáculo A História é uma Istória aborda a evolução do homem de forma crítica e reflexiva, derrubando mitos, questionando ídolos e ridicularizando “grandes” feitos da humanidade, contando-os pela ótica dos excluídos, explorados e derrotados. Cada uma das 12 vídeo performances é dotada de sarcasmo e acidez, mantendo um humor instigante e inteligente. 

 

Bastet 18 anos

O Grupo Bastet se sobressai no esforço contínuo para projetar o que é produzido em Goiás, no região Centro-Oeste, para o resto do país. Investe na participação em Festivais e circulações por todas as regiões, criando em sua própria região também pontos de conexão que propiciam a vinda e intercâmbio de artistas.

A contribuição cultural e estética pode ser bem mensurada na identificação do Grupo Bastet como um ponto de interação e integração entre artistas independentes. Primeiro grupo goiano a conquistar o Prêmio Funarte Myriam Muniz (2008 e 2010) e primeiro do Centro Oeste a ganhar o Iberescena, é um dos principais responsáveis pelo Na Ponta do Nariz - Festival Internacional de Palhaçaria  e Comicidade que em 2021/22 chegou à sua sétima edição.

FICHA TÉCNICA

Direção Artística: Thiago Mora Carneiro

Coordenador de Produção: Marcelo Carneiro (Arte Brasil Eventos)

Espetáculos: Grupo Bastet

Atores: Fernanda Pimenta e Thiago Moura

Design: Flávio del Lima e Roberta Otone

Edição de Vídeos, fotos e conteúdos para internet, mídias digitais: Roberta Otone ( impulsionadora)

Conteúdos adicionais de vídeo  e mídias de internet: Lohanny Carvalho

Assessoria de Imprensa: Janaina Li. Karla Rady, Wanja Borges (OlhO Comunicação Estratégica)

Cursos: Thiago Moura e Marcelo Lujan

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias