A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), promove rodas de conversas com o intuito de dialogar com os profissionais que atuam nos serviços e programas tipificados que compõem a média e alta complexidade na assistência social. A iniciativa é realizada em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social e Conselho Regional de Psicologia.
Os encontros permitem reflexões sobre temas que perpassam a atuação e identidade profissional na política de assistência social. Os temas que nortearão as discussões foram levantados previamente, a partir da aplicação de questionário, durante momentos anteriores de conversas com profissionais da média e alta complexidade.
Os serviços de média complexidade são aqueles que oferecem atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos. Já os serviços de alta complexidade garantem proteção integral – moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e, ou, em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e, ou, comunitário.
Rodas de conversa
Serão realizados, inicialmente, cinco encontros divididos por serviços dentro de um cronograma de capacitação continuada. Cada encontro será realizado na instituição que representa os serviços.
Confira a programação:
17/10 - 8h30 às 11h30 – Encontro voltado para os profissionais atuantes nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas): Centro Sul, Norte, Noroeste, Oeste e Leste.
19/10 - 8h30 às 11h30 - Residencial Professor Niso Prego
26/10 – 14h às 17h – Serviço de Acolhimento da Família Acolhedora
30/10 – 8h30 às 11h30 – Complexo 24h
31/10 - 8h30 às 11h30 – Encontro voltado para profissionais do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e das Casas de Acolhida Cidadã I e II.
Fotos: Sedhs