Aparecida de Goiânia Infraestrutura

Aeroporto Antares em Aparecida de Goiânia começa a tomar forma

Engenheiro responsável por uma das maiores obras aeroportuárias do país, o Antares Polo Aeronáutico, explica o que é um laboratório e solo e a importância do controle tecnológico de solo_

31/01/2024 16h36 Atualizada há 5 meses
Por: Lorena Lázaro
Aeroporto de Aparecida de Goianja
Aeroporto de Aparecida de Goianja

Num aeroporto, a preocupação com a segurança existe muito antes do início de suas operações. Já em suas obras, complexas muitas vezes, são definidos e adotados padrões técnicos de engenharia que irão assegurar que esse equipamento aeronáutico esteja totalmente preparado para pousos e decolagens de aeronaves.

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Além de normas técnicas rigorosas, a construção de um aeroporto envolve vultosos investimentos, o que faz com as decisões numa obra como essa sejam sempre subsidiadas por muitos cálculos, estudos e muito planejamento. Por isso é comum que em muitos canteiros de obras de grande porte se tenha um laboratório de solo. Quem explica qual a função desse espaço é Breno Rojas, engenheiro civil responsável pelas obras do Antares Polo Aeronáutico, que está sendo construído no município de Aparecida de Goiânia, na Grande Goiânia. “A função principal de um laboratório de solo é fazer o controle tecnológico, que é o que nos fornece informações essenciais para projetos de engenharia, construção civil e obras de infraestrutura. Ele ajuda a garantir a segurança, estabilidade e a durabilidade das estruturas construídas”, explica o engenheiro.

De acordo com Breno, os resultados dos ensaios técnicos feitos no laboratório de solo auxiliam em decisões importantes sobre a obra. “Por meio desses ensaios técnicos conseguimos, por exemplo, avaliar a capacidade de suporte, ou seja, a condição do solo para suportar cargas impostas por edificações, estradas, pontes, entre outras estruturas”, salienta o engenheiro.

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Segundo Breno Rojas, a coordenação e realização dos ensaios e testes num laboratório de solo requer o trabalho de engenheiros especializados em geotecnia de solos, como é o caso do Antares. “Esses profissionais são responsáveis por supervisionar todas as atividades relacionadas aos ensaios e controles tecnológicos de solo. Além disso, o nosso laboratório conta com laboratoristas, técnicos e auxiliares que são treinados para realizar os ensaios de acordo com os padrões e normas técnicas estabelecidas”, afirma o engenheiro.

Terraplanagem e drenagem

O engenheiro civil explica também que numa obra de um aeroporto, a terraplanagem tem uma importância única, refletindo na segurança das estruturas que serão edificadas no local. “A terraplanagem é uma etapa crítica, que requer atenção especial devido às exigências específicas associadas à infraestrutura aeroportuária. Por isso é uma fase que demanda mais tempo para conclusão. Em muitos casos, a terraplanagem pode consumir de 30% a 60% do tempo total da obra”, esclarece. O engenheiro afirma que essa atenção especial dada à terraplanagem numa obra aeroportuária é necessária porque é o momento crucial em que se criará uma superfície nivelada e adequada para o deslocamento das aeronaves. 

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Rojas esclarece que a obra de um aeroporto, especialmente do porte do Antares que poderá receber operações até de um Boeing 737, possui algumas peculiaridades, um exemplo é o cuidado com a drenagem. “Aeroportos por serem empreendimentos de grande porte, necessitam de grandes áreas para sua implantação. Assim, o sistema de drenagem deve ser altamente eficiente para lidar com grandes volumes de água”, explica.

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