O laboratório clínico da Maternidade Dona Iris será transferido para a Maternidade Célia Câmara, no Conjunto Vera Cruz, em Goiânia. Funcionários alegam que a desativação do laboratório vai provocar transtornos para os pacientes, principalmente porque tem UTI na maternidade, e a falta de um exame rápido pode causar até mesmo mortes.
A transferência do laboratório acontecerá devido o aumento significativo do volume de pedidos de exames para pacientes internados na Maternidade Célia Câmara.
Além disso, segundo a pasta, o espaço físico para a nova instalação é maior e mais apropriado para o laboratório. A SMS destaca ainda que a adequação ao projeto inicial é que a Maternidade Célia Câmara é um hospital da mulher, completo em serviços para as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) S na capital.
Este laboratório atenderá as três maternidades públicas de Goiânia – Dona Íris, Célia Câmara e Nascer Cidadão (MNC). A pasta reitera que localização da Maternidade Célia Câmara também facilita a logística com a MNC.
Usuários e funcionários da Maternidade Dona Iris estão preocupados também com o impacto que isso pode provocar na unidade. O laboratório também funciona para tratamento de transfusão sanguínea.
De acordo com a SMS de Goiânia, os profissionais que atuam no HMMCC foram treinados pela equipe do HMDI e continuarão realizando capacitações e, a Agência Transfusional do Dona Íris será mantida com toda estrutura e equipe.
A mudança não acarretará em qualquer impacto para os pacientes assistidos pelas maternidades de Goiânia.