Brasil Notas automotivas

Mitsubishi desenvolve no Brasil a Triton Ultimate Racing

Modelo é equipado com o mais alto nível de componentes disponíveis no mundo para a principal da modalidade Rally Raid

08/07/2024 10h21
Por: Sérgio Dias Fonte: Sérgio Dias
Mitsubishi desenvolve no Brasil a Triton Ultimate Racing/Divulgação
Mitsubishi desenvolve no Brasil a Triton Ultimate Racing/Divulgação

A HPE Automotores, representante oficial da Mitsubishi Motors no Brasil, em parceria com a Spinelli Racing, está desenvolvendo em solo brasileiro a picape Triton Ultimate Racing, um carro de rally raid do mais alto nível, apto a competir na principal categoria das mais importantes provas do circuito mundial de Rally Raid, como o Sertões e o Dakar.

Continua após a publicidade

A Triton Ultimate Racing é desenvolvida e fabricada nas instalações da Spinelli Racing

“As competições de rally são o nosso melhor laboratório para desenvolvimento de sistemas e tecnologias para os veículos Mitsubishi Motors vendidos em todo o país. Esse projeto está nos dando um vasto conhecimento para o desenvolvimento dos nossos modelos para os consumidores em geral, em especial os do agronegócio, que usam tudo aquilo que a linha de picapes Mitsubishi Motors oferece”, explica Mauro Luis Correia, CEO da HPE Automotores.

Continua após a publicidade

Desenvolvido e fabricado nas instalações da Spinelli Racing, renomada preparadora e construtora de veículos de competição e organizadora de eventos como a Mitsubishi Cup, a Triton Ultimate Racing é um projeto 100% brasileiro e agrega todo o conhecimento de um dos maiores nomes do rally brasileiro, o piloto Guiga Spinelli, maior campeão do Rally dos Sertões entre os carros com cinco títulos e duas vezes top 10 no Rally Dakar.

O projeto começou logo após o encerramento da edição 2023 do Rally dos Sertões e envolve cerca de 30 profissionais

O projeto começou logo após o encerramento da edição 2023 do Rally dos Sertões e envolve cerca de 30 profissionais entre engenheiros, desenhistas, ferramenteiros, mecânicos, eletricistas além de técnicos em eletrônica, motores e carroceria, entre diversos outros colaboradores que se dedicam diariamente ao projeto, na sede da Spinelli Racing na Fazenda Velocittá.

Continua após a publicidade

O local conta com toda a estrutura necessária para a fabricação e para os testes de desenvolvimento do novo veículo, que representará a Mitsubishi Motors e o Brasil em competições de rally mundo afora.

A Triton Ultimate Racing é equipada com motor V8 de 450 cavalos de potência, aliado a uma caixa de câmbio sequencial de seis velocidades da marca Sadev, referência dentro do mundo do esporte a motor.

A Triton Ultimate Racing é equipada com motor V8 de 450 cavalos de potência

O alto nível de qualidade em cada peça também está presente nos diferenciais, produzidos pela Xtrac, pelos oito amortecedores de altíssimo desempenho produzidos pela Relger e pelos pneus de 37’.

O sistema de injeção eletrônica é todo gerido por uma central Motec integrada aos módulos de distribuição de energia (PDM), projetados para substituir itens como relés, fusíveis e disjuntores convencionais de um veículo de passeio, o que reduz a quantidade de fios e, por consequência, o peso total do modelo, além de ser um sistema mais resistente e confiável.

A carroceria da Triton Racing Ultimate é construída em fibra de carbono e kevlar e o chassi em cromo molibdênio, proporcionando uma combinação ideal de leveza e resistência.

“É um orgulho imenso fazer parte de um projeto 100% nacional que colocará o Brasil sob os holofotes do circuito mundial de rally raid. Temos um time muito experiente, trabalhando incansavelmente e completamente dedicado com total empenho para conseguirmos estrear um carro com grande potencial para conquistas expressivas nos mais importantes rallys do mundo”, finaliza Guiga Spinelli, piloto e responsável pelo desenvolvimento da Triton Ultimate Racing.

Ele1 - Criar site de notícias