Desenvolvimento Social Cooperativismo

Dia C da Sicredi Planalto Central deve impactar mais de 7 mil pessoas

Cooperativa de crédito investe em 28 ações a serem realizadas entre os meses de junho e setembro. Proposta é envolver associados e comunidades locais aos importantes conceitos de cooperação por meio de serviços de utilidade pública

09/07/2024 10h56
Por: Redação Fato
Divulgação: Sicredi Planalto Central
Divulgação: Sicredi Planalto Central

Para comemorar o Dia do Cooperativismo (Dia C) 2024, a Sicredi Planalto Central vai realizar ações em 28 comunidades que incluem municípios e distritos em praticamente todas os locais em que a cooperativa está presente. Em sintonia ao 7º princípio do Cooperativismo, que prevê o Interesse pela comunidade, foram escolhidos uma gama de serviços em prol do desenvolvimento sustentável de regiões em que a cooperativa está presente. Neste ano, as inciativas serão realizadas de junho a setembro e marcam a celebração da data, considerada um ponto alto na programação de ações do Sicredi e seu envolvimento com a comunidade.

Continua após a publicidade

 

Para realizar os 28 projetos, a Sicredi Planalto Central vai contar com o apoio de 300 colaboradores voluntários das cooperativas locais e, também da população que quiser contribuir com seu tempo. A expectativa é atender mais de 7 mil pessoas evidenciando o compromisso que o cooperativismo tem com a transformação social.

Continua após a publicidade

 

O presidente da Sicredi Planalto Central, Carmo Spies, pontua que as ações do Dia C são emblemáticas porque contribuem com o desenvolvimento sustentável das comunidades, ajudam a quem precisa com serviços e parcerias, sendo momentos em que quase todos os princípios do cooperativismo são colocados em prática. “Juntos fazemos mais pelas pessoas e por comunidades inteiras. O cooperativismo são pessoas que se preocupam com pessoas, fazendo uma sinergia para que todos cresçam e passem por transformações positivas em suas vidas. É o momento que unimos esforços para fazer o bem e colocar em prática nossos melhores princípios”, ressalta.

Continua após a publicidade

 

Envolvimento na prática

Serão oferecidos vários serviços para atender a da população em cada uma das cidades que vai receber a programação. Na área da saúde serão contempladas as ações de conscientização para a necessidade de higiene e saúde para crianças e adolescentes; atendimento médico; atendimento com nutricionista e fisioterapeuta abertos a toda comunidade.

 

Haverá ainda uma corrida da cooperação que tem como objetivo incentivar a prática esportiva; ações de saúde preventiva da mulher e outras iniciativas que auxiliem na prevenção e nos cuidados com a saúde, como aferição de pressão arterial e medição de glicose. Também será feita uma mobilização para doação de sangue para abastecer bancos de sangue e hospitais locais.

 

Para quem quer diversão e entretenimento saudável, a programação do Dia C é a ideal. Nas cidades abrangidas pela Sicredi Planalto Central, as famílias terão acesso a aulas de zumba, alongamento e bem-estar físico. Outra frente de iniciativas prevê manhãs recreativas em lar dos idosos com café da manhã. Ainda pensando em confraternização e lazer, serão promovidas festas juninas.

 

Contemplando ações que vão até setembro, há ainda o compromisso de deixar algumas cidades mais bonitas a partir da revitalização e limpeza de praças e plantio de árvores. E para quem se interessa por finanças é possível aprender um pouco mais de gestão em dinâmicas de educação financeira e cooperativismo, destinadas a todos os públicos.

 

A coordenadora de Cooperativismo e Sustentabilidade da Sicredi Planalto Central Amanda Wolschick lembra que as iniciativas vão chegar aos municípios goianos como Cristalina, Silvânia, Mambaí, Pires do Rio, Campo Alegre, Iaciara, Formosa, Luziânia, Ipameri, Urutaí, Catalão, Orizona, Valparaíso, Caldas Novas, Vianópolis, Posse. No Distrito Federal: Taguatinga, Sobradinho, Planaltina-DF, SIA, Brasília, Águas Claras, Samambaia. Em Minas Gerais: Paracatu, Unaí e em Rosário, Distrito de Correntina, cidade que fica no Oeste da Bahia .A comunidade poderá procurar sua agência para consultar as datas de cada ação e participar.

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.  

 

 

 

Ele1 - Criar site de notícias