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Pneus reformados podem custar em média até 35% menos

Conheça os benefícios ambientais da reforma de pneus de caminhões e ônibus

26/08/2024 20h53
Por: Sérgio Dias Fonte: Sérgio Dias
Pneus reformados podem custar em média até 35% menos/Divulgação
Pneus reformados podem custar em média até 35% menos/Divulgação

Além do aspecto econômico, a recapagem de pneus oferece uma série de benefícios importantes para a sustentabilidade e meio ambiente, como a economia de recursos naturais e a redução relevante de pneus descartados na natureza. 

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“Os pneus reformados podem custar em média até 35% menos do que pneus premium novos com o mesmo desempenho. Além de recapagem premium, a Bandag também busca oferecer as melhores soluções de negócios para ajudar motoristas e frotas de todos os portes a maximizar seus programas de pneus e conseguir maior economia”, Gonzalo Muzzupappa, Gerente Sênior de Categoria na América do Sul.

A produção das bandas também auxilia as fábricas consumirem menos insumos para a produção dos novos produtos

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Além disso, as bandas de rodagem são a opção de menor custo por quilômetro para motoristas e frotas. Com a integração de pneus reformados em programas de gerenciamento de pneus, as frotas podem economizar mais de 65% com custos relacionados a aquisição de um pneu reformado. 

Além da redução do impacto com os descartes dos pneus, a produção das bandas também auxilia as fábricas consumirem menos insumos para a produção dos novos produtos.  

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“Em 2023 a produção das bandas de rodagem da Bandag consumiram cerca de 66% menos energia que a produção de pneus novos e foi necessário utilizar apenas 7.934 m³ de água, em comparação com os 58.843 m³ necessários para fabricar um pneu de caminhão novo”, complementa Gonzalo. 

Atualmente, a Bandag possui uma linha de opções de produtos, como as bandas B269, B736 e B440.  Voltada para o segmento rodoviário regional, a banda B269 é a emulação do modelo R269 da Bridgestone e se destaca pelo excelente desempenho quilométrico. 

Equipada com ejetor de pedras no fundo dos sulcos e desenho inovador, o modelo prolonga a vida útil da carcaça e foi desenvolvido com ombros arredondados que minimizam os efeitos do arraste lateral. 

Já a banda B736 é a emulação do pneu Bridgestone M736 e foi desenvolvida para montagem em eixo de tração de veículos que circulam em rodovias pavimentadas, em médias e longas distâncias. 

O modelo B440, por sua vez, é a emulação do Firestone FS440. Também indicado para uso rodoviário e regional, possui um desenho moderno, oferecendo proteção as cintas e maior durabilidade para a carcaça, versatilidade de aplicação (todas as posições), favorecendo a padronização dos pneus da frota. 

A Bandag, empresa pertencente à Bridgestone dedicada à pesquisa, desenvolvimento e manufatura de bandas de rodagem evitou que milhões de pneus fossem descartados e economizou milhares de recursos naturais. Por ano, a Bandag do Brasil reforma em média dois milhões de carcaças, evitando que mais de 100 mil toneladas de pneus se transformem em lixo.

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