Últimas Notas automotivas

Honda deixa a linha Biz 125 mais eficiente

Modelo é oferecido em duas versões com preço a partir de R$ R$ 12.000,00

27/08/2024 16h56
Por: Sérgio Dias Fonte: Sérgio Dias
Honda deixa a linha Biz 125 mais eficiente/Divulgação
Honda deixa a linha Biz 125 mais eficiente/Divulgação

A Honda apresentou a linha Biz 125 2025, que chega em duas versões: EX, com preço a partir de R$ 14.970,00 nas cores Azul Metálico, Branca Perolizada e Vermelha; e ES, com preço a partir de R$ 12.000,00 nas cores Preta, Branca e Vermelha.

Continua após a publicidade

O novo motor que equipa ambas as versões da Biz tem como característica principal a eficiência no consumo de combustível, emissões de gases nocivos ao meio ambiente mínimas e a mesma confiabilidade e resistência de todas as versões anteriores da Honda Biz.

Ponto de diferenciação entre as duas versões da nova Biz 125 é o combustível: na versão EX o sistema de alimentação PGM-FI conta com a tecnologia FlexOne, que permite abastecer com gasolina e/ou etanol em diferentes proporções, enquanto na versão ES o sistema PGM-FI admite apenas a gasolina como combustível. 

Continua após a publicidade

O sistema de transmissão semiautomático de quatro marchas permanece nas Honda Biz 125 2025, reconhecido e apreciado facilitador da pilotagem que elimina a necessidade do acionamento da alavanca de embreagem na troca de marchas. Outro fator de praticidade é a partida elétrica, presente nas duas versões da Biz 2025.

Continua após a publicidade

Importante inovação desta nova geração do modelo é a eliminação do pedal de freio. Desta maneira, tanto a Honda Biz 125 EX como a Biz 125 ES passaram a contar com uma alavanca no punho esquerdo, integrada ao sistema de frenagem CBS - Combined Brake System, enquanto a alavanca no punho da direita comanda exclusivamente o freio dianteiro, que é a disco na Biz 125 EX e a tambor na Biz 125 ES.

As novas Biz compartilham do mesmo chassi monobloco de aço e suspensões, telescópica na dianteira e por braço oscilante com dois conjuntos mola-amortecedor na traseira. Na Biz 125 EX as rodas são de liga-leve equipadas com pneus sem câmara, na Biz 125 ES as rodas são de aço, raiadas, dotadas de pneus com câmara.

Permanece o amplo espaço sob o banco, característica indissociável de todas as Biz, cuja abertura é comandada pela chave de ignição. Novidade é o compartimento localizado na parte posterior do escudo, capaz de abrigar pequenos objetos, assim como a existência de uma porta USB-C.

Os painéis da Biz 125 EX assim como o da Biz 125 ES são novos, totalmente digitais, e se diferenciam na aparência e quantidade de informações. Outra diferença entre as Biz 2025 é o sistema de iluminação, com a 125 EX equipada com luzes de posição frontais em LED.

Marca registrada do modelo é o característico design, renovado, mas que não se dissociou da marcante e reconhecida personalidade. As diferentes superfícies, brilhantes e texturizadas, estão conectadas harmoniosamente formando um conjunto impactante e ao mesmo tempo atemporal.

A forte personalidade da Honda Biz foi preservada nesta nova geração. A atualização das formas teve como objetivo modernizar o modelo sem alterar sua identidade. Um destaque estético é a parte frontal do escudo, que na versão EX recebeu características luzes de posição em LED, elementos que identificarão a versão top da Biz 2025 como integrante da nova geração.

O trabalho realizado na parte posterior do escudo frontal revela o bem-sucedido propósito de dar ainda mais praticidade às Biz 2025: em ambas as versões o prático porta-objetos localizado à esquerda pode abrigar uma garrafa tipo squeeze de 500 ml, um telefone celular ou outros itens de pequenas dimensões. 

No centro do escudo, um gancho escamoteável de fácil operação suporta pequenas bolsas ou sacolas, enquanto à direita, ao lado da chave de ignição – que opera a abertura do banco para acesso ao porta-capacete, está a tomada USB-C dotada de tampa de proteção.

Sobre o acesso ao compartimento sob o banco, as novas Biz 2025 trazem um aperfeiçoamento importante, uma vez que a abertura não mais exige a operação com duas mãos, uma na chave de ignição e outra para levantá-lo, uma vez que assim que o comando de abertura é acionado o banco se destrava. A área no interior do porta-capacetes foi otimizada, resultando em melhor aproveitamento do espaço.

Importante evolução nas Biz 2025 diz respeito ao quadro de instrumentos, ambos totalmente digitais e com formato retangular. Na Biz 125 EX o painel é do tipo blackout e em ambos, além de hodômetro parcial/total, velocímetro e nível do combustível, foi introduzido o indicador de consumo e de marcha engatada.

A ponteira de escape assim como a proteção antiqueimadura tem novo desenho, e acabamento em preto, como as rodas de liga-leve da Biz 125 EX. A eliminação do pedal de freio determinou o surgimento de uma proteção metálica entre motor e a pedaleira direita, de modo a evitar o contato do pé com a lateral aquecida do motor.

O amplo banco em dois níveis oferece conforto aos ocupantes e plena mobilidade nas operações de manobra e estacionamento, aspecto facilitado pela presença dos cavaletes, lateral e central. Na rabeta, práticas alças permitem sólido apoio para o passageiro e fixação de pequenas cargas.

O reposicionamento da chave de ignição nas Honda Biz 125 2025 facilitou sua operação e, como mencionado, o destravamento do assento para acesso ao porta-capacete usando apenas uma das mãos.

O chassi tipo monobloco de aço agora conta com um tubo de secção quadrada, “espinha dorsal” que liga a coluna de direção à região posterior do motor/fulcro da balança de suspensão traseira. O objetivo desta alteração foi incrementar a resistência e rigidez estrutural, garantindo com isso um melhor comportamento dinâmico, comprovado pela redução das dimensões dos contrapesos instalados nas extremidades do guidão.

Medidas fundamentais da ciclística como cáster, trail não foram alteradas. A suspensão dianteira por garfo telescópico, com tubos de 26 mmØ, foi recalibrada e oferece 100 mm de curso. Na traseira, o braço oscilante tem dois conjuntos mola-amortecedor e permitem 86 mm de curso.

Na Biz 125 EX as rodas são de liga-leve. A dimensão do pneu traseiro permaneceu inalterada, 80/100-14, todavia na dianteira houve um incremento na dimensão, que passou da medida 60/100-17 para a 70/90-17. Os pneus adotados na Biz 125 EX são do tipo sem câmara (tubeless). 

Na Biz 125 ES, equipada com rodas de aço raiadas, as medidas são de 60/100-17 à frente e 80/100-14 atrás, com pneus do tipo com câmara (tube type). Em ambas as versões os pneus são os Michelin Pilot Street 2.

Grande novidade das Biz 125 2025 é a eliminação do pedal de freio. Agora o comando pelo qual atua o sistema CBS – Combined Brake System se vale de uma alavanca no punho esquerdo, seguindo o mesmo padrão observado nas scooters. Na Biz 125 EX o freio dianteiro é a disco com 220 mmØ e pinça de pistão simples enquanto na traseira o tambor tem 130 mmØ. Na Biz 125 ES a frenagem é atributo de tambores à frente e atrás, ambos de 130Ø mm.

As Biz 125 2025 seguem fiéis a suas origens também no que diz respeito ao baixo peso – 96 kg a seco – e reduzida altura do banco em relação ao solo, de 753 mm na versão EX e 749 mm na versão ES, o que sem dúvida se traduz em facilidade de pilotagem e é grande ponto de atração para motociclistas iniciantes.

Automotivos
Sobre Automotivos
Tudo o que você precisa saber sobre o mundo automotivo
Ele1 - Criar site de notícias