O IV JOSEPHINA’S – Comida de Tradição, Festival Gastronômico do Vale Serra da Mesa, retorna a Niquelândia, entre os dias 5 e 7 de setembro, com o objetivo de destacar a culinária tradicional da cidade e atrair visitantes para a região. Realizado pela Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN), o evento se consolidou como uma importante vitrine gastronômica para o norte goiano, contribuindo significativamente para o fortalecimento da economia local e regional.
A edição deste ano apresenta uma novidade: pratos especiais criados para o festival e nomeados com referências às "Josephinas." Entre eles estão o Matula Josephina’s, Coxinha Congadas, Festa do Muquén, Pirão Josephina’s, Batata Tupiraçaba, Pastel de Folia e sobremesas como Brigadeiro e Trufas Josephina’s. Após o festival, os restaurantes locais irão incorporar essas novas receitas aos seus cardápios, fortalecendo a oferta gastronômica da cidade e proporcionando uma experiência única aos turistas e moradores.
Além da gastronomia, o festival contará com uma série de atividades culturais e artísticas. Na “Cozinha Show, Desafio aos Chefs”, a temática “A Josephina mais Granfina” convida chefs a criarem novas receitas que poderão ser adotadas pelos restaurantes locais. O evento também promove a transmissão de saberes tradicionais para as crianças, através de oficinas onde aprenderão a preparar biscoitos de receitas centenárias e a tradicional “Farofa do Muquém”. Os chefs Gilmar Borges e Mariana Rodrigues comandarão essas atividades, reforçando o legado cultural da região.
Com apoio do setor empresarial, Sebrae e Sesc, o festival visa impulsionar a economia local. A edição anterior do evento gerou um faturamento médio de R$ 250 mil, e a expectativa para este ano é ainda maior. Segundo Ronaldo Fernandes da Silva, presidente da ACIN, o festival não só celebra a cultura local, mas também é estratégico para o crescimento econômico de Niquelândia e da região da Serra da Mesa, especialmente no setor de turismo.