O Honda City Sedan é um dos melhores sedãs compactos vendidos atualmente no mercado brasileiro. Mas o modelo que tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar durante a última semana podia ter, entre as suas quatro versões, pelo menos uma com a opção da motorização turbo.
As quatro versões LX, EX, EXL e Touring são equipadas com o motor flex aspirado de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC, com potência máxima de 126 cavalos, independente do combustível ser álcool ou gasolina – ou a mistura dos dois. A transmissão CVT também equipa todas as versões. Com exceção da LX, todas as outras contam com a simulação de sete marchas por meio de paddle shift no volante.
Nas vendas, nesse ano a linha Honda City ocupa a sexta posição no acumulado até o mês de agosto, com 9,7 mil unidades emplacadas, a frente apenas dos Nissan Versa e Renault Logan – dois modelos que também não oferecem a opção de motor turbo.
Os três únicos sedãs compactos que oferecem a motorização turbo, mesmo como opção em alguma versão, todos estão entre os quatro mais vendidos: Hyundai HB20S, quarto com 20,7 mil; Volkswagen Virtus, terceiro com 20,8 mil; e Chevrolet Onix Plus, primeiro com 39,6 mil. Muito provavelmente uma versão turbo melhoraria as vendas da linha Honda City Sedan.
Com carroceria longa, larga e baixa o Honda City Sedan tem faróis e lanternas de LED, com layout de aspecto high-tech. Na versão Touring, os faróis são full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED. As demais versões contam com DRL de LED e bloco óptico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio.
As rodas são de liga leve com aro de 15 polegadas na versão LX e de 16 polegadas nas demais versões. Elas mesclam acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta. Os retrovisores externos estão mais recuados em relação as outras gerações, e fixados na porta, o que resulta em melhoria no campo de visão.
No interior, todas as versões são equipadas com um painel amplo e fácil visualização das informações. Uma nova tecnologia antifadiga foi adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal, que é justamente o que traz a sensação de cansaço.
Todas as versões trazem botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry) e central multimídia touchscreen de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio. Com exceção da versão LX, todas as demais contam com ar-condicionado digital e câmera de ré multivisão.
A partir da versão EXL, estão disponíveis também sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de oito polegadas multiconfigurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave. A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico.
Pessoas de elevada estatura viajam confortavelmente no banco traseiro, ainda que, na dianteira, também estejam dois adultos altos. O porta-malas, com volume de 519 litros, está acima da média do segmento.
A linha Honda City Sedan é equipada com o SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista da marca. Baseado nas imagens captadas por uma câmera de visão ampla e de longa distância, instalada na parte central e superior do para-brisa, tem funções de ACC – Controle de cruzeiro adaptativo, CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão, LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa, RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista e AHB - Ajuste automático de farol.
Além disso, todas as versões contam outros dispositivos de segurança, dentre os quais se destacam: assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, entre outros.
O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível nas versões EXL e Touring.
As cores disponíveis para o modelo são: Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas). Exclusivamente na versão Touring, nas cores Branco Topázio, Cinza Barium e Azul Cósmico, o interior será de couro claro. Para as demais cores, o couro será preto.
A John Deere apresentou seis versões de escavadeiras G e P, que apresentam diversas atualizações: 200 G, 130 P, 160 P, 210 P, 250 P e 350 P. Elas trazem avanços importantes em eficiência, conforto e durabilidade e foram projetadas para oferecer mais robustez e durabilidade.
“O compromisso com a qualidade tem permitido à John Deere conquistar cada vez mais espaço no setor. Temos a melhor velocidade de giro e produtividade do mercado e o melhor consumo de combustível, comprovado por meio do Programa Litros de Vantagens”, afirma Darlon Destri, gerente de marketing de produto na John Deere Brasil.
A Fiat celebra 125 anos de história em 2024 e para comemorar apresenta a série especial Argo Tributo 125, com detalhes exclusivos, um pacote de conteúdos especiais e preço a partir de R$ 93.990,00.
A novidade ainda traz a combinação de materiais premium e identidade visual que remete à história da marca. Desde sua fundação em Turim, a Fiat tem revolucionado a indústria com modelos icônicos que atravessam gerações e para comemorar esse marco histórico, a marca mezzo brasileira e meio italiana lança uma série para lá de especial, que traz para seus principais modelos exclusividade, sofisticação e tecnologia.
A Iveco, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), por meio do SENAI-MG, anunciou a implantação da Iveco Academy na unidade SENAI Horto, em Belo Horizonte (MG).
O SENAI ficará responsável pela adequação e reforma das instalações, preparando-as para o novo centro de treinamento da Iveco Academy, enquanto a Iveco se compromete a realizar um aporte financeiro mensal para a manutenção do espaço.
A Nissan comemora os 40 anos da NISMO, a sua divisão de tuning, automobilismo e desempenho, fundada em 25 de setembro de 1984 como Nissan Motorsports International Co. Limited.
A NISMO representa a personificação da dedicação da empresa ao desempenho, tanto nas pistas de corrida quanto nas vias públicas. Originalmente localizada em Omori, Tóquio, a NISMO serviu como a força motriz por trás de alguns dos veículos e atividades de automobilismo mais emocionantes da Nissan nessas quatro décadas.
A Hyundai iniciou a pré-venda do IONIQ 5 no mercado brasileiro. O modelo elétrico chega com preço a partir de R$ 394.990,00 e, de acordo com a marca, o modelo é a “a referência mundial da marca sul-coreana para redefinir a mobilidade elétrica na vida contemporânea.”
O IONIQ 5 vem equipado com dois motores elétricos integrados aos eixos dianteiro e traseiro, uma combinação que proporciona torque máximo de 61,6 kgfm e 325 cavalos de potência máxima. Sua velocidade máxima é de 185 km/h e a aceleração de 0 a 100km/h leva apenas 5,3 segundos, aproveitando a melhor eficiência da entrega instantânea de torque dos motores elétricos para os dois eixos.
O Discovery amplia seu portfólio no mercado brasileiro com a versão de sete lugares D350, equipada com motor diesel mild-hybrid, que entrega potência de 350 cavalos e preço a partir de R$ 755.505,00.
“A flexibilidade de sete lugares, a cabine espaçosa e a engenhosidade inigualável da família Discovery fazem dela a parceira perfeita para as aventuras da família, pois transforma as atividades cotidianas em experiências excepcionais”, diz Gustavo Coura, gerente da marca Discovery e Defender no Brasil.
A Mitsubishi apresentou a linha Pajero Sport 2025 para o mercado brasileiro. O SUV será comercializado em quatro versões: HPE, com preço a partir de R$ 349.990,00; HPE-S, com preço a partir de R$ 379.990,00; Legend, com preço a partir de R$ 419.990,00; e Legend Black, com preço a partir de R$ 425.990,00.
As quatro versões da linha Mitsubishi Pajero Sport 2025 são equipadas com o motor MIVEC 2.4L turbo diesel, feito em alumínio, que geram 190 cavalos de potência e 43,9 kgfm de torque. O sistema de transmissão é automático de oito velocidades com opção de trocas sequenciais por meio dos Paddle Shifters atrás do volante.
A Bridgestone foi escolhida pela Audi para desenvolver um pneu de ultra alta performance sob medida para a nova família Audi e-tron GT: o Potenza Sport A. O novo produto é o primeiro produzido comercialmente pela empresa a incorporar 55% de materiais reciclados e renováveis, com certificação ISCC Plus.
"Através de pneus como o Bridgestone Potenza Sport, estamos orgulhosos de tornar a mobilidade mais sustentável, mesmo para veículos de alto desempenho e potentes como o novo Audi e-tron GT. Nossos pneus inovadores estão ajudando a alimentar a próxima geração de veículos elétricos. O Bridgestone Potenza Sport Para marca o mais recente passo em nossa parceria estratégica e confiável com a Audi", comentou Steven De Bock, vice-presidente de equipamentos originais da Bridgestone EMEA.
A VWCO - Volkswagen Caminhões e Ônibus dá mais um passo para o início da comercialização do e-Volksbus, seu primeiro ônibus elétrico. O veículo finalizou sua fase de testes com a SP Trans em São Paulo, e inicia em seu próximo destino, a URBS em Curitiba, dando continuidade ao rigoroso processo de homologação.
“Durante o processo, o e-Volksbus é submetido a um ciclo intenso de testes, rodando no mínimo 10 horas diárias. A autonomia da bateria é levada ao limite, com avaliações detalhadas sobre a durabilidade, frenagem, e comportamento do veículo em subidas e descidas”, explica Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO.
A Dafra apresenta o SYM Cruisym 300 2025, scooter que chega ao mercado brasileiro com preço a partir de R$ 34.490,00, equipado com motor de 278 cm³, freios ABS nas duas rodas, conjunto de iluminação full LED e painel full digital LCD.
“Essa novidade irá acirrar a disputa no concorrido mercado de scooters de 300cc e a Dafra estará mais preparada para brilhar num nicho onde sempre foi muito forte. O SYM Cruisym 300 inaugura as novidades que a Dafra apresentará na sua linha de produtos 2025”, diz José Ricardo Siqueira, gerente nacional de marcas.