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Catalisador é essencial para veículos menos poluentes

Em 2025, a primeira fase do PL8 terá início com normas de emissões ainda mais rigorosas

02/11/2024 18h42
Por: Sérgio Dias Fonte: Sérgio Dias
Catalisador é essencial para veículos menos poluentes/Divulgação
Catalisador é essencial para veículos menos poluentes/Divulgação

A partir de 2025 entrará em vigor no Brasil a primeira fase do Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para Leves 8), com normas de emissões ainda mais criteriosas.

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Em 2025, a primeira fase do PL8 terá início com normas de emissões ainda mais rigorosas

Para atender a essa etapa da legislação, o catalisador automotivo, presente nos veículos vendidos no Brasil desde o final da década de 1990, será um importante aliado na diminuição dos gases poluentes. O catalisador automotivo está inserido em uma peça metálica conhecida como conversor catalítico.

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“A parte interna do catalisador, suportado em um substrato cerâmico ou metálico, é composta por um revestimento de óxidos e metais nobres, como platina, paládio e ródio. Quando os gases produzidos durante a queima do combustível entram em contato com esses metais, reações químicas acontecem, transformando-os em gases inofensivos e água, que são lançados na atmosfera pelo escapamento. Esse número de conversão pode chegar até 98%”, explica Miguel Zoca, Gerente Sênior de Aplicação do Produto da unidade de catálise da Umicore no Brasil.

O especialista afirma que, com a chegada do PL8, a média de emissões dos carros comercializados no país pelos fabricantes individualmente deverá ser de até 50 mg/km de NMOG (gases orgânicos não metanos) + NOx (óxidos de nitrogênio), 4mg/km de PM (material particulado), 600 mg/km de CO (monóxido de carbono) e 10 mg/km de aldeídos.

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Catalisador é essencial para veículos menos poluentes

A segunda fase do PL8 terá início em 2027 e a terceira, em 2029. “A partir da última etapa, o atendimento dos limites de NMOG poderá ser um desafio para veículos com partida a frio, especialmente aqueles que possuem a partida frio muito rica em etanol. Nesse contexto, a Umicore já está preparada para atender essas futuras normas com soluções tecnológicas inovadoras”, finaliza Zoca.

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