Cerveja e chocolate podem parecer uma combinação improvável, mas em Goiás, duas empresas provaram que essa união não só é possível, como também deliciosa. A cervejaria Colombina e a fábrica de chocolates C’Alma lançaram juntos dois produtos que destacam a regionalidade e a riqueza dos sabores do Cerrado, com foco em harmonização e inovação.
A estrela da parceria é a Colombina Poema, uma cerveja Imperial Stout com 10% de teor alcoólico, maturada em madeira de castanheira e elaborada com nibs de cacau e castanha de baru. Para completar a experiência, a C’Alma desenvolveu uma barra de chocolate 65% feita com nibs de cacau que passaram por uma infusão de 15 dias na própria cerveja Colombina Poema, o que conferiu ao chocolate notas de cereais maltados.
Segundo Patrícia Mercês, diretora da Colombina, o projeto valoriza a qualidade e a regionalidade das duas marcas, que compartilham uma visão de inovação. “Estamos muito felizes com o resultado obtido e com a associação das duas marcas goianas, que são comandadas por mulheres”, destacou.
A diretora da C’Alma, Ariana Ribeiro, também celebrou o resultado. “Estamos muito orgulhosos com o produto final. Ele conseguiu imprimir notas de cereais maltados ao chocolate, que vão agradar aos mais distintos paladares”, afirmou.
A combinação entre cervejas escuras e chocolates amargos não é novidade para sommeliers e especialistas em harmonização. A Imperial Stout, com seu perfil de torrefação e notas de cacau, café e caramelo, é frequentemente indicada como acompanhamento ideal para chocolates com alta porcentagem de cacau. A sommelière Bárbara Kahoma, que participará do lançamento oficial dos produtos, explica que harmonizar cervejas por semelhança de sabores pode intensificar a experiência sensorial.
Para aproveitar a harmonização entre a Colombina Poema e o chocolate C’Alma, Ariana orienta que a degustação comece pelo chocolate, para “abrir o paladar”, seguido de um gole da cerveja. Segundo ela, a temperatura ambiente do chocolate é crucial para que o produto derreta de forma ideal. “Se a pessoa resfria o seu paladar tomando um gole da cerveja gelada antes, o chocolate que será degustado depois perde a sua textura aveludada e não derrete da mesma maneira que seria se fosse consumido na temperatura ideal”, explicou.
O lançamento oficial dos produtos será no dia 28, em uma degustação orientada para influenciadores e formadores de opinião do segmento gastronômico, comandada por Bárbara Kahoma.
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