Pesquisas recentes apontam que eventos temáticos dentro do ambiente de trabalho, como festas juninas e confraternizações sazonais, podem aumentar o engajamento dos colaboradores, reduzir o estresse e contribuir para um clima mais colaborativo e produtivo nas empresas. De acordo com dados da consultoria Gallup, equipes altamente engajadas são 21% mais lucrativas e apresentam menor rotatividade e absenteísmo. Já a plataforma de gestão InEvent destaca que momentos de descontração organizados pelas empresas reforçam a cultura interna, promovem reconhecimento, fortalecem vínculos interpessoais e impactam diretamente o desempenho geral da equipe.
Em Goiânia, a incorporadora Yutá Inc tem colocado essas estratégias em prática com a realização de sua tradicional festa junina. O evento deste ano será realizado no rooftop do Lake House Residence, empreendimento que está prestes a ser entregue no Setor Parque Amazônia. A programação inclui buffet de comidas típicas, decoração temática, banda ao vivo e um concurso de trajes caipiras com premiação para os melhores figurinos.
Segundo o gerente de Recursos Humanos da Yutá, Jadson Medeiros, a iniciativa vai além do entretenimento. “Essas ações funcionam como um respiro importante no meio do ano. Promovem bem-estar emocional, fortalecem o engajamento com os valores da empresa e melhoram o ambiente organizacional como um todo”, afirma. Medeiros explica que a festa também é realizada nas obras da empresa, em datas diferentes, para garantir a participação de todos os colaboradores, reforçando o compromisso com a integração das equipes.
Entre os funcionários que estão se preparando para o evento está a contadora Yani Rodrigues Bernardes, que participa todos os anos e promete caprichar no traje em 2025. “Já consegui o vestido e estou cuidando dos acessórios. Junho é meu mês, e essa festa traz um clima especial para a gente”, comenta. A engenheira Danúbia Araújo de Carvalho, que também vai participar do concurso, ressalta o impacto positivo da celebração no cotidiano da empresa. “A rotina é puxada, e esse tipo de evento traz leveza e aproxima as pessoas. É um momento de conexão entre os times”, diz.