Brasil Tecnologia

Inteligência Artificial pode contribuir com o aumento de até 80% na produtividade das empresas

Sistemas de tecnologia desenvolvidos pela empresa SuasVendas conseguem automatizar tarefas e melhorar performance de empresários e funcionários, gerando economia de tempo para geração de novos negócios

24/06/2025 16h54
Por: Redação Fato
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Uma ferramenta com inteligência artificial desenvolvida em Goiás pretende integrar a tecnologia ao dia a dia de pequenos negócios, especialmente aqueles que atuam fora do ambiente de escritório e têm pouca estrutura técnica. A solução atua em áreas-chave da operação, como vendas, CRM, finanças e comunicação entre equipes, de forma simples e acessível. 

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A criação, nomeada de SilvIA, foi pensada para facilitar a vida de empresários e representantes comerciais. Para se ter uma ideia da importância do impacto da inovação, utilizando a SilvIA o empreendedor consegue realizar tarefas em uma fração do tempo, comparado ao mesmo processo feito da maneira tradicional. Essa economia de tempo chega a até 83,87%. Considerando que esse tempo economizado, será redirecionado para atividades de maior valor agregado, como prospecção e fechamento de vendas, um resultado natural é um aumento final nos lucros de sua atividade.

Esse aumento na produtividade foi calculado simulando  tarefas feitas no processo normal via computador e celular comparado ao mesmo processo feito utilizando-se da SilvIA pelo WhatsApp. Segundo Vítor Nogueira, cofundador e CEO do SuasVendas, plataforma de gestão comercial responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, o principal objetivo é automatizar tarefas rotineiras, possibilitando que empresários e funcionários tenham mais agilidade na gestão das operações.

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“A SilvIA integra a inteligência artificial ao WhatsApp e permite acesso a informações em tempo real, o que pode apoiar a tomada de decisões com base em dados, além de possibilitar a interação por voz ou imagem diretamente com os sistemas financeiros e de CRM da empresa”, comenta. 

A tecnologia criada pela companhia permite que os usuários realizem tarefas como registrar despesas, acessar indicadores, fazer anotações e consultar dados de clientes. Isso pode ser feito por meio de digitação, comandos de voz ou envio de fotos de documentos, cupons e notas fiscais. A ferramenta também oferece recursos de geolocalização e análise do histórico de compras para sugerir visitas a clientes com maior potencial de conversão.

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“Pensamos na combinação do WhatsApp com a inteligência artificial porque ela facilita a solução de possíveis problemas e melhorias na gestão e organização dos negócios de representantes comerciais, empreendedores e e-commerces. A plataforma funciona integrada ao WhatsApp, o que facilita sua adoção pelos usuários. Ela está disponível 24 horas por dia, sem instalação adicional e permite uma comunicação semelhante à interação com um assistente humano”, explica Pedro Felix, cofundador e CTO do SuasVendas. 


Segundo Marcela Celante, cliente do SuasVendas há dez anos, a tecnologia tem sido uma aliada importante para conseguir atingir a excelência nos resultados. “Tenho uma economia enorme de tempo, um atributo importante demais em meio a correria do dia a dia. Consigo aumentar o meu faturamento em cerca de 10 a  20% de cada representante que trabalho em minha empresa. Hoje utilizamos os serviços de CRM, funil, vitrine, rep digital e plano ouro. São estratégias que alavancam o negócio e nos permitem estar em constante evolução”, diz.


A ferramenta SilvIA poderá ser testada gratuitamente pelos clientes do SuasVendas até 1º de maio de 2026.

Otimismo com IA cresce no Brasil e deve impactar todos os setores
O avanço da SilvIA reflete um movimento mais amplo. O Brasil tem sido considerado um otimista da “nova realidade”. De acordo com a pesquisa inédita “IA no mundo corporativo”, realizada pela SAP, 52% das empresas nacionais possuem uma percepção totalmente positiva sobre a tecnologia, enquanto outros 27% a enxergam de forma favorável, porém com algumas ressalvas. Na América Latina, 43% dos respondentes estão muito otimistas em relação à inteligência artificial, e 38% a veem positivamente, mas com certas reservas. Apesar dessas diferenças na percepção, a expectativa geral é que a IA impacte fortemente todos os segmentos econômicos, tanto no Brasil (62%) quanto na América Latina (63%).

“A Inteligência Artificial vai revolucionar a forma de viver, de trabalhar e até de nos relacionarmos uns com os outros, impactando diretamente o ambiente corporativo. Para se ter uma ideia, em 2024, 72% das empresas no mundo já adotaram essa tecnologia, um avanço significativo em relação aos 55% em 2023”, revela Nogueira.

Vale ressaltar, ainda, que existem outros pontos que ganham destaque quando o assunto é o uso da Inteligência Artificial, como o aumento da produtividade e a melhoria da segurança, algoritmos podem detectar padrões de comportamento incomuns em tempo real, identificar ameaças cibernéticas e até simular ataques, permitindo que as empresas se protejam de vulnerabilidades. Além disso, há uma transformação nas competências profissionais: as empresas brasileiras apostam nas mudanças, desde a automação de processos manuais até a capacitação e desenvolvimento de novas habilidades.

No caso da SIlvIA, a personalização e o uso inteligente dos dados já capturados pela rotina comercial devem impulsionar seu crescimento. “O vendedor tem uma rotina de informações valiosas: visitas, propostas, pedidos, mensagens. Vamos transformar isso em inteligência de dados, sem complicar a operação”, reforça Vitor.

Sobre o SuasVendas

Fundado em 2008, o SuasVendas é uma plataforma digital especializada em gestão comercial e empresarial, desenvolvida para atender representantes comerciais, vendedores externos, empreendedores, indústrias, distribuidores e empresas de diversos portes. Com sede em Goiás, a solução oferece funcionalidades que integram vendas, controle financeiro, CRM e e-commerce B2B. Com mais de 30 mil usuários ativos e 3.200 clientes, a plataforma atua em todo o território nacional e mantém operações internacionais, com presença efetiva na Argentina.

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