Goiânia se prepara para enfrentar uma nova onda de calor intenso que poderá elevar as temperaturas até 40ºC na primeira semana de setembro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com a previsão de umidade relativa do ar entre 15% e 55%, a Defesa Civil de Goiânia reforça os cuidados necessários para proteger a saúde da população e evitar incêndios florestais. A orientação inclui manter a hidratação constante, evitar exposição ao sol nos horários de pico e adotar medidas para prevenir queimadas, essenciais durante este período crítico.
Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar em Goiânia pode oscilar entre 15% e 55% no início da próxima semana. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade para a saúde deve estar entre 50% e 60%. Quando os índices caem para entre 21% e 30%, é decretado o nível de atenção; abaixo disso, a situação é considerada crítica, demandando medidas de alerta e precaução.
A Defesa Civil recomenda uma série de cuidados para a população de Goiânia enfrentar o clima seco com segurança:
A Defesa Civil também chama a atenção para o risco elevado de incêndios florestais durante o período de seca. O acúmulo de material seco e inflamável, como folhas e galhos, facilita a propagação de chamas. As principais recomendações são:
Em caso de incêndio, é fundamental acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (153) para que o combate seja realizado com rapidez e eficácia.
Leia também:
Água e Espiritualidade
Aparecida de Goiânia tem 30 vagas abertas para auxiliar de produção com benefícios
"Domingo tem Teatro" promove atividades culturais na Rua do Lazer neste domingo (1/9)