Agenda Goiânia OS MELHORES

Mostra de cinema da UEG exibe obras produzidas na pandemia

Evento gratuito reúne 13 obras audiovisuais feitas por estudantes da Universidade Estadual de Goiás em mostra competitiva, com curadoria de grandes pesquisadores do cinema nacional

19/12/2022 18h19 Atualizada há 2 anos
Por: Lorena Lázaro
Filme Princesa, com direção de Raquel Rosa, está entre obras selecionadas na 12ª Mostra de Cinema e Audiovisual UEG
Filme Princesa, com direção de Raquel Rosa, está entre obras selecionadas na 12ª Mostra de Cinema e Audiovisual UEG

O curso de Cinema e Audiovisual da Unidade Universitária Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás (UEG) promove, nesta terça-feira (20/12), às 19h, a 12ª Mostra de Cinema e Audiovisual UEG (MAU). O objetivo é exibir e dar visibilidade às melhores produções realizadas pelos discentes do curso de Cinema e Audiovisual da UnU de Goiânia – Laranjeiras, nos três últimos anos (2020-2022). O evento gratuito ocorrerá no Cine Cultura, na Praça Cívica, em Goiânia.

Continua após a publicidade

 

A 12ª Mostra de Cinema e Audiovisual UEG é coordenada pela professora Geórgia Cynara, com colaboração dos professores Sandro de Oliveira e José Eduardo Ribeiro Macedo. A arte deste ano foi cedida pelo artista e egresso da primeira turma do curso Benedito Ferreira, em seu vídeo Instrução para Clarividência (2022). A MAU tem o apoio do Cine Cultura, do Comitê de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno, da Dafuq Filmes, da produtora Hipopótamo de Biquíni, do Mercado Sapi e do Muquifu Cultural.

Continua após a publicidade

 

“O evento é um dos momentos mais esperados do ano letivo do curso de Cinema e Audiovisual. É quando as famílias e a sociedade entram em contato com os processos e resultados dos trabalhos de nossas alunas e alunos. Muitas vezes, é quando essas pessoas descobrem que existe cinema feito em Goiás”, aponta a coordenadora da mostra, a professora Geórgia Cynara. 

Continua após a publicidade

 

Para o coordenador do curso de Cinema da UEG, José Eduardo Ribeiro Macedo, a oportunidade de ter suas produções exibidas em uma tela de cinema é uma coroação do trabalho de todo o corpo discente, docente e dos servidores da UnU Laranjeiras. Já o reitor da UEG, Antonio Cruvinel, destaca que "as obras apresentadas na mostra deste ano foram produzidas durante a pandemia de Covid-19, o que demonstra a competência e a capacidade de nossos professores e alunos de se reinventarem mesmo neste período de dificuldades".

 

Programa 

Entre as obras selecionadas estão seis filmes de ficção, com temáticas diversas: Isolada (12', 2020, Direção: Ana Domitila Rosa); Justa e tardia (5'35'', 2022, Direção: Matheus Aragão); Princesa (3'20'', 2022, Direção: Raquel Rosa); Anomalia (9'10'', 2022, Direção: Luís Ricardo (Raio); Guarde um sonho bom para mim (3'54'', 2022, Direção: Éder dos Santos) e Buraco vazio (fic, 9'34'', 2021, Direção: O. Juliano Gomez). 

 

Também serão exibidos cinco videoclipes: Lastimável (3'12'', 2022, Direção: (Raio) e Nathalia Amaral); Semana passada (4'05'', 2021, Direção: Milena Carvalho); Praça da Bíblia (4'27'', 2022, Direção: O. Juliano Gomez e Maria Eduarda Cunha); Face to Face (3', 2022, Direção: PH Macedo) e Cabocla D'água - Conceição (2'35'', 2022, Direção: Beatriz Ohana).

 

O curta documental Debaixo da Lona (7'09'', 2022, Direção: Carlos Raimundo, Reider Augusto, Pablo Chahoud, João Victor) e o terceiro episódio da série documental Skate62 (6'05'', 2022, Direção: Luca M Fraietta) completam a mostra competitiva.

 

Curadoria externa a Goiás 

A 12ª MAU contou com a colaboração de profissionais e pesquisadores renomados do cinema nacional: Marina Mapurunga, artista, pesquisadora, sonidista e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Joice Scavone, doutora em cinema e estudos do som e professora da Universidade de Fortaleza (Unifor); Neli Neves, doutora em multimeios (Unicamp) e professora de História e Linguagem do Cinema, roteiro cinematográfico e continuidade da Universidade Federal Fluminense (UFF); David Terao, doutorando em multimeios (Unicamp) e pesquisador sobre apropriações do melodrama no cinema brasileiro contemporâneo; e Gabriela Alves, professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

 

“Todas as 30 obras inscritas, as selecionadas e as não selecionadas para a Mostra, contaram com a devolutiva da curadoria, num esforço de fazer da mostra um espaço de formação e aperfeiçoamento”, avalia Geórgia Cynara.

 

Premiação 

As três melhores obras serão premiadas com serviços especializados concedidos pelos parceiros da mostra este ano. O primeiro lugar receberá consultoria de produção e mercado oferecida pelo Mercado Sapi; locação de equipamentos de câmera, luz e/ou som para uma produção de um próximo filme de até três diárias, no valor de 3 mil reais, num oferecimento da Dafuq Filmes.

 

O segundo lugar receberá consultoria de produção e mercado, oferecida pelo Mercado Sapi, e a gravação de dois programas inteiros em áudio, de até duas horas cada um, num oferecimento da produtora Hipopótamo de Biquíni. Já o terceiro lugar receberá uma “cesta básica” com produções dos artistas do Muquifu Cultural. 

 

O Comitê de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno também oferecerá, como já é tradição, um prêmio especial ao filme escolhido por um júri específico, formado por pela jornalista e cineasta Cláudia Nunes e pela jornalista Clara Luiza Domingos.

 

Júri local 

O júri da mostra é formado por pesquisadores e profissionais atuantes no cinema em Goiás: Larry Machado, jovem cineasta, diretor de fotografia e sócio da Dafuq Filmes, coleciona grandes premiações, como o Melhor Filme da Mostra de Tiradentes, em 2019, e é egresso do curso de Cinema e Audiovisual da UEG. 

 

Luiz Eduardo J. Fleury (Bacurau) é professor de História há 22 anos em Goiânia, com mestrado pela UFG e Doutorado pela UFRRJ, com pesquisas nas áreas de História Cultural (estudos sobre juventude e underground em Goiânia nos anos 1990). 

 

Márcia Deretti atua na área de produção de filmes, eventos audiovisuais e publicações independentes, com destaque para o cinema de animação e quadrinhos: é produtora e diretora da CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico, atualmente na 14ª edição, e coordenadora do Dia Internacional da Animação de Goiânia. 

 

Thaisy de Carvalho é mestranda em Ensino na Educação Básica (UFG), Especialista em Psicopedagogia e em Atendimento Especializado em Altas Habilidades/Superdotação, além de professora efetiva da Rede Estadual de Educação, onde desenvolve trabalhos de inclusão escolar e cinema. 

 

Welbia Dias é bacharel em Comunicação Social (FIC/UFG), mestre em Preservação do Patrimônio Cultural (UFRJ/IPHAN), pesquisadora nas áreas de Comunicação Social (Audiovisual), Cultura e Direitos Humanos, tendo coordenado edições anteriores da MAU, quando integrava o corpo docente do curso de Cinema e Audiovisual da UEG.

 

Serviço 

12ª Mostra de Cinema e Audiovisual UEG

Quando: Terça-feira (20/12), às 19h 

Onde Cine Cultura, Praça Cívica, Goiânia (GO)

 

Fotos: Divulgação

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias